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Líderes inovadores determinam a gestão estratégica na contabilidade
A inovação está cada vez mais presente no meio corporativo, impulsionando o crescimento das empresas
A inovação está cada vez mais presente no meio corporativo, impulsionando o crescimento das empresas, por meio de novos produtos e processos de alto valor agregado aos clientes. Sem a inovação, as empresas de contabilidade dificilmente aproveitam as oportunidades do mercado decorrentes das mudanças do comportamento do consumidor e da sociedade em geral. Sendo assim, é necessário ter uma equipe engajada e administrada por bons líderes que possam acompanhar essas mudanças, mantendo a gestão estratégica na contabilidade.
Em um estudo da Conference Board 2015 CEO Challenge, 943 CEO’s (Chief Executive Officers) classificaram o “capital humano” e a “inovação” como os dois principais desafios de longo prazo para impulsionar o crescimento do negócio.
Um líder deve saber reconhecer as suas habilidades e distribuir as funções entre as equipes, destacando o seu pensamento estratégico, a boa comunicação, a disciplina e a capacidade de se relacionar. Além disso, o líder também deve saber conquistar e cativar com carisma, permitindo que todos trabalhem com eficiência por um bem comum, promovendo um ambiente que estimula a criatividade.
No mercado da contabilidade, pressionado pela forte concorrência e pela necessidade de diferenciar o seu escritório dos demais, ser um bom líder não basta.
O contador 2.0 precisa ser um líder inovador, captando as tendências de mercado e as adequando à sua profissão. Essa postura arrojada leva o seu time a um alto nível de comprometimento com o negócio em busca das metas mais desafiantes. Existem algumas características importantes que ajudam a definir um líder inovador e é sobre elas que vamos falar agora.
A XBInsight é uma empresa americana com soluções em RH que integra os dados de avaliação ao longo de todo o ciclo de vida do emprego, garantindo que aqueles que contratam e os contratados são colocados na função certa. Esta empresa coletou dados de competência de quase 5.000 líderes de uma vasta gama de indústrias. Para identificar as competências que os líderes inovadores compartilham várias análises foram realizadas. Neste post vamos mostrar as principais competências encontradas.
#1 Gestão de riscos
A primeira qualidade apontada foi o gerenciamento de riscos e, neste aspeto, os líderes inovadores obtiveram uma pontuação 25% superior à dos seus parceiros não inovadores. Isto quer dizer que os líderes inovadores são mais ousados quando se trata de experimentar novas abordagens. Um exemplo é o uso das redes sociais nas empresas contábeis, que dá a oportunidade de divulgar a marca, manter uma interação com clientes e potenciais clientes.
Quando se começa a captar a atenção do público, também é importante estar preparado para as consequências. Se o volume de leads crescer rapidamente, você conseguirá enviar propostas comerciais com agilidade? Se houver críticas, está preparado para debater e ser rápido nas respostas?
Líderes inovadores desenvolvem planos de contingência para minimizar o risco e identificar onde é necessário agir para evitar consequências negativas. O contador 2.0 inovador não ignora os riscos, pelo contrário, ele os monitora e controla.
#2 Curiosidade
Os líderes inovadores exibem uma curiosidade constante e um desejo de saber mais. Líderes inovadores tomam a iniciativa de aprender novas informações, o que demonstra compromisso e lealdade aos objetivos da empresa. Mantendo suas habilidades e conhecimentos atuais, eles desenvolvem uma vantagem competitiva que lhes permite liderar de forma mais eficaz.
Líderes inovadores têm o hábito de pesquisar, investigar e se atualizar. Estes líderes ficam satisfeitos quando conseguem resolver os problemas e apresentam soluções, principalmente para aqueles que nunca foram respondidos anteriormente por ninguém. Essa postura abre espaço para novas possibilidades e diminui a margem de fracassos. Na gestão estratégica na contabilidade é importante que o contador 2.0 seja assertivo, independente e, acima de tudo, curioso.
O contador 2.0 sabe que estudar e manter-se atualizado é o melhor caminho para evoluir. Neste blog, por exemplo, você encontra artigos sobre temas atuais no setor contábil: como melhorar no atendimento ao seu cliente, como inovar o modelo de negócios da sua empresa, aumentando as receitas e reduzindo os custos. Além disso, você vai estar sempre atualizado sobre as ferramentas digitais na contabilidade que vão ajudar você a inovar na gestão estratégica do seu escritório. Confira mais informações aqui.
#3 Coragem
Líderes que pensam e atuam de forma inovadora são proativos e lideram com confiança e autoridade, transformando circunstâncias difíceis em oportunidades para demonstrar suas capacidades e assumir a responsabilidade pela tomada de decisões. Líderes de sucesso são corajosos e isso não significa que o medo não tenha que fazer parte disso. É necessário reconhecer esses medos e enfrentar cada situação com escolhas que sejam pontuadas em objetivos a serem alcançados.
Numa época de crise econômica, de grandes transformações técnicas e de mercado, muitos empresários contábeis se retraíram, tiveram medo de arriscar num período difícil e desconhecido. Líderes corajosos com uma visão empreendedora, souberam contornar a crise e se reinventar modernizando os seus serviços, como foi o caso da P&G Soluções Contábeis.
Transmitir incerteza e insegurança para a equipe compromete o desenvolvimento e desmotiva a todos. Portanto, o líder inovador transborda autoconfiança mesmo nos momentos mais difíceis, como por exemplo, o fracasso de um projeto. Eles aprendem com as falhas e sabem reconhecer sem medo quando erram, assumindo a responsabilidade do que foi realizado pela equipe.
#4 Aproveitar oportunidades
Líderes inovadores obtiveram maior pontuação quando se trata de aproveitar oportunidades. Eles são proativos e tomam iniciativa para o sucesso. Esses líderes antecipam possíveis obstáculos antes de tomarem decisões, mas evitam a análise excessiva. São capazes de mudar de direção rapidamente para aproveitar as novas oportunidades quando surgem.
O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), por exemplo, teve impacto direto na gestão dos empresários. Essas e outras obrigatoriedades impostas pelo governo são, para o contador 2.0, uma excelente oportunidade para gerar aproximação com seus clientes, entregando mais valor para eles. Neste momento é possível resgatar o contato com os empreendedores, reafirmando seu papel estratégico na condução dos negócios. Também é um momento interessante para reajustar o valor dos seus honorários contábeis.
#5 Pensar estrategicamente
Por último, esta pesquisa descobriu ainda que os líderes inovadores obtêm pontuação mais alta quando se trata de manter uma perspectiva estratégica de negócios. Eles demonstram uma compreensão aguda das tendências da indústria e suas implicações para a organização. Compreendem completamente o negócio, o mercado e a base de clientes e sabem identificar oportunidades estratégicas ou ameaças para o negócio. Eles participam ativamente na comunidade, indústria e organizações de liderança para entender o ambiente externo e desenvolver estratégias para direcionar os seus negócios.
Com a excelência na gestão estratégica na contabilidade, haverá maior oferta de serviços de alto valor agregado. Consequentemente, os clientes passarão a valorizar mais o trabalho desses profissionais. Cada líder deve cultivar estes comportamentos para maximizar o pensamento inovador. A inovação assume o papel principal na gestão estratégica na contabilidade. Os contadores 2.0 precisam ser líderes inovadores que buscam inspiração em histórias de sucesso de outras empresas e de outros mercados.
Para que o contador 2.0 se torne um líder que pensa e age de forma inovadora, ele precisa “pensar fora da caixa” e buscar nos desafios soluções de alto impacto. Com pensamentos inovadores, as empresas contábeis se mantêm saudáveis, conquistando mais espaço e destaque no mercado competitivo.
Aumente o valor do seu negócio, descobrindo oportunidades e ameaças do atual cenário contábil com o uso de metodologia que integra conceitos de planejamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas.