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Surpreenda seu cliente

E ainda, é preciso SURPREENDER O CLIENTE POSITIVAMENTE.

Autor: Rodrigo CardosoFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais
As empresas de sucesso têm estratégias para surpreender o cliente. Encantá-lo, deixá-lo realmente surpreso e imensamente feliz. Não basta mais resolver problemas, é necessário antecipar soluções. 
 
E ainda, é preciso SURPREENDER O CLIENTE POSITIVAMENTE. 
 
Existem concessionárias, que ao venderem um carro, no momento em que o novo proprietário vai sair, todos os funcionários disponíveis montam um corredor polonês e aplaudem o motorista. O cliente vai embora embaixo de uma salva de palmas. Eu te pergunto:
 
- Quando ele pensar em trocar de carro, aonde ele vai? 
 
Obviamente, onde ele é aplaudido. 
 
Quanto custa isso? Nada! Apenas uma idéia genial de fazer algo diferente para fazer uma diferença. Uma idéia para encantar o cliente. 
 
Uma vez, ministrando uma palestra em uma grande rede de concessionárias no Rio de Janeiro o gerente me disse: 
 
- Rodrigo, aqui nós também temos um diferencial! 
 
- Qual é? 
 
Ele respondeu: 
 
- O mecânico! 
 
- O que tem o mecânico? 
 
- Ele toca violino! Quando um casal compra um carro, nós damos de presente um vinho ao marido, um ramalhete de flores para esposa e o nosso mecânico aparece tocando um clássico no violino. 
 
Já tivemos casos dos clientes se emocionarem de verdade. Todos gostam muito da surpresa, disse ele! 
 
Você percebe que algumas idéias podem fazer uma grande diferença?
 
Como você pode ser mais criativo em seu negócio? 
 
Existe uma seguradora em São Paulo que, quando a cliente precisa do serviço de um guincho, ela oferece um lanchinho para ele. Guincho todas tem! Mas com um kit lanche? Nem todas. Isso é diferencial. 
 
Muitas vezes, idéias simples e criativas para mostrar o quanto seu cliente é importante e respeitado pela sua empresa pode ser o grande diferencial competitivo, numa época em que os produtos estão muito parecidos e os clientes estão cada vez mais exigentes. 
 
Pense nisso com carinho, estimule idéias criativas entre os seus colaboradores, pergunte o que mais pode ser feito para encantar o seu cliente.